Controle o Colesterol

Os altos níveis de colesterol podem causar doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto. É preciso manter as taxas ideais seguindo hábitos de vida saudáveis. Quando isso não é o suficiente para controlar o problema, é recomendado o uso de medicamentos.  Faça os exames necessários segundo as recomendações médicas, e inicie o tratamento adequado, caso seja preciso. Siga as dicas para manter este inimigo longe da sua vida :  

- Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas com casca, legumes e vegetais folhosos.  

- Consuma mais alimentos antioxidantes, que impedem a formação de placas nas artérias, como chá verde, uva, maçã, azeite, alho e frutas vermelhas.

- Pratique exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, consultando um profissional para saber qual o tipo d exercício ideal e adequado para o seu organismo.

 

Fibras contra o colesterol : Presentes nos grãos e cereais integrais, as fibras não são absorvidas pelo corpo. Elas são eliminadas na digestão e levam consigo o excesso de gorduras e açúcares, regulando o colesterol e o diabetes.

 

Fonte : Revista “Alimentos Integrais 100% Saúde” (Janeiro 2010)