Menos Carne, Mais Saúde !

 Pesquisas realizadas em Harvard, Estados Unidos, revelaram que a ingestão diária de carne processada como lingüiça, salsicha, bacon e frios em geral, aumenta em até 20% o risco de morte prematura.  Já o consumo diário de carne não processada, aumenta o risco em 13%. Contudo, substituir a carne vermelha por nozes faz com que o risco de morte caia em 19% enquanto que o consumo de grãos inteiros diminui o risco para 14%.

Consumir menos carne vermelha pode ajudar a reduzir a mortalidade devido a doenças causadas pela mesma. Portanto, substitua a carne de suas refeições e consuma mais :

  • Leguminosas (grãos como feijão, soja, grão de bico, lentilha, etc)
  • Cereais Integrais (milho, arroz, trigo, aveia)
  • Frutas, nozes e castanhas
  • Vegetais
  • Hortaliças
  • Quinua

Importante saber que uma leguminosa e um cereal integral, unidas na mesma refeição, complementam seus aminoácidos. Um ótimo exemplo é o tradicional arroz com feijão. Quanto a vitamina B12, que só é encontrada em produtos de origem animal, a sugestão é que se busque acompanhamento de um nutricionista para orientação de suplementos ideais.

 

Fonte : Revista Vida e Saúde (Agosto/2012)