Como prevenir a ansiedade

          A pessoa ansiosa sofre de um sentimento total de apreensão e preocupação que altera consideravelmente a normalidade de sua vida. As preocupações mais freqüentes são as relações interpessoais, o trabalho, as finanças, a saúde e o futuro de modo geral. Esse estado foge do controle da pessoa afetada e a tendência é tirar sua capacidade de vencer. A ansiedade tanto pode surgir sem manifestações fisiológicas aparentes como com evidências somáticas até chegar à síndrome do pânico.

          Com freqüência, os sintomas dos transtornos da ansiedade não se manifestam até que uma situação estressante desencadeie a crise. Existem atividades preventivas, de fácil execução, que ajudam a evitar o surgimento da ansiedade, além de acalmar os sintomas quando aparecem, tais como:

  • Fale sobre seus problemas: procure conviver com pessoas em estreita relação de amizade, com as quais possa compartilha suas experiências, pois o isolamento aumenta o risco de ansiedade;
  • Pratique o relaxamento: é indispensável saber como relaxar de maneira sistemática e habitual, pois a tensão acompanha todas as formas de ansiedade;
  • Use a respiração corretamente: faça a respiração abdominal, profunda e pausadamente, aspirando e expirando o ar pouco a pouco; execute isso duas ou três vezes seguidas, repetindo o exercício quatro ou cinco vezes ao dia . É surpreendente como alguns exercícios simples de respiração podem proporcionar calma diante de uma situação de ansiedade ou angústia, evitando complicações;
  • Alimente-se adequadamente: coma alimentos ricos em carboidratos (todo tipo de cereais e seus derivados) e comece o dia com um bom desjejum : leite de soja, pão integral, frutas frescas e frutas secas. Evitar a hipoglicemia e tomar um desjejum com proteínas, mantém o equilíbrio bioquímico do organismo e previne os pensamentos que trazem preocupações;
  • Procure grupos de autoajuda: nesse contexto você aprenderá muito com as experiências dos outros membros do grupo, e eles poderão compreender muito bem as suas dificuldades;
  • Mantenha-se informado sobre seu problema e possíveis soluções : pesquise em livros, revistas, folhetos, internet, CDs, etc., que o ajudarão a conhecer melhor o assunto.